
Paulo Afonso / BA - Setembro de 2004
Fotografia: Raphael Paiva
O Rio Milagreiro
Um engajado bispo brasileiro decidiu "entregar sua vida nas mãos do Presidente Lula", caso este não interrompa o Projeto de Interligação da Bacia do São Francisco. Está em greve de fome desde o dia 26 de Setembro de 2005, e já perdeu 4 quilos.
Eu conheci o Rio São Francisco em três pontos distintos: em Minas Geraes, no Município de Três Marias, na Bahia, no Município de Ibotirama e em Paulo Afonso, na fronteira entre Bahia, Sergipe e Pernambuco. Tem um volume de águas impressionante, mas bastante maltratada pela fúria industrial e agrícola de homens e suas empresas, às margens do Rio.
No foto acima podem ser vistas sobre as águas do São Francisco dezenas de tanques-rede, criatórios de Tilápia. Pertencem a uma associação de pescadores, gente simples que adotou uma forma de trabalho não-predatória, tirando do Rio o próprio sustento.
Esta realidade constrasta com a outra face do semi-árido brasileiro, em que a água é escassa até mesmo para o consumo doméstico. Os poucos rios são temporários e existem apenas em determinadas épocas do ano. Um pequeno volume da água do São Francisco poderia, de acordo com o projeto, perenizar esse fluxo hídrico com um baixo custo ambiental para o Rio (o projeto obteve licença ambiental do IBAMA), caso ele seja devidamente revitalizado.

4 comentários:
Postar um comentário